Por que votar em duas mulheres para a Reitoria da UERN?


No dia 08 de março são muitas as reflexões que nós mulheres, que já somos grande parte das Universidades brasileiras, fazemos. A data, em especial, só reforça o que habita o nosso cotidiano acadêmico ao longo de todos os dias do ano, porque na verdade ser mulher, professora e pesquisadora na Universidade é sempre alvo de infinitas questões.

Nos perguntamos, por exemplo, por que ainda temos tão poucas mulheres nos cargos diretivos das Universidades ou nas estatísticas de bolsas de produtividade? Ou ainda, por que determinadas áreas científicas são, equivocadamente, atribuídas às mulheres, como se não pudéssemos fazer ciência em qualquer campo? É a história que pode nos dar algumas respostas.

Se as mulheres ainda são cerceadas em alguns campos e no acesso a cargos diretivos nas Universidades, é porque, historicamente, as mulheres só puderam ingressar no meio acadêmico a partir de muita luta, do reconhecimento do trabalho e das conquistas alcançadas coletiva e individualmente.

Neste dia 08 de março de 2013, penso na UERN e nas professoras Ana Dantas e Gláucia Russo que, corajosamente, se lançaram como candidatas à Reitoria. Não se trata apenas de coragem, ambas são professoras/pesquisadoras com atuação de destaque na Universidade, mas também, nacionalmente, em suas respectivas áreas: física e serviço social. Por acreditarem em uma UERN democrática, autônoma e comprometida, uniram-se em nome de um projeto de gestão e não apenas por serem mulheres. Mas por serem mulheres, professoras, pesquisadoras, extensionistas e comprometidas com a educação é que juntas representam a inovação que esta Universidade tanto precisa para de fato se consolidar como referência.

Votar em Ana Dantas e Gláucia Russo para a Reitoria da UERN é abraçar o novo que possibilita o diálogo entre as diferentes áreas, que rompe com as estruturas de poder há tempos consolidada na Universidade e virá a construir um espaço acadêmico verdadeiramente comprometido com uma educação de qualidade.

Hoje cumprimento todas professoras, técnicas e alunas da UERN que aguardam o dia 20 de março para fazer dele o Dia das Mulheres nas urnas. Cumprimento também os professores, técnicos e alunos que, assim como eu, acreditam em uma UERN diferente e, por isso, estarão conosco na construção de uma nova Universidade.

* Texto de Marcela Amaral, Professora Adjunta da UFERSA e ex-professora da UERN.