Apresentação


Desde sua origem em 1968, a UERN vem ampliando seu potencial acadêmico e sócio-político no Estado, sendo atualmente a única instituição de ensino superior pública com presença em todas as regiões do RN.
Contraditoriamente, ao tempo em que acompanhamos o crescimento sócio-territorial da UERN, enfrentamos um continuado processo de redução de suas potencialidades, mediante a política de imposição de um teto orçamentário aquém das reais necessidades da instituição e dos sucessivos contingenciamentos de recursos. Tais aspectos repercutem diretamente na precarização das condições de trabalho, no sucateamento da sua infraestrutura e na fragilidade da assistência estudantil dessa instituição, sendo estes apenas alguns dos elementos que podemos citar.

O enfrentamento dessa situação exige uma gestão com iniciativas de articulação política, capacidade de liderança interna, com atuação na perspectiva de promoção da justiça e isonomia entre os membros da comunidade universitária. É também urgente para a UERN a implantação de um novo paradigma de gestão que garanta a unidade institucional em torno de uma proposta de democracia plena, de compromisso social com o RN e de autonomia universitária em todas as suas dimensões.

Apresentaremos aqui os princípios básicos desse novo paradigma que passará a nortear a UERN, que se materializará nas propostas elencadas para o ensino, pesquisa e extensão e que pautará todas as esferas acadêmicas e administrativas da UERN. Mostraremos nossa perspectiva de construção de relações verdadeiramente democráticas no interior da UERN, com a ampliação dos espaços de decisões e com o fortalecimento da autonomia política dos membros constituintes da comunidade universitária.

Candidaturas:
Ana Dantas (Reitora) 
Gláucia Russo (Vice-Reitora)