Sobre a organização do debate pelo CEB


Parabéns aos estudantes a frente Conselho de Entidades de Base (CEB) que organizou o debate de ontem (11/03) entre os reitorávei da UERN. Essa foi a primeira vez (até onde sei) que os discentes organizaram um debate entre candidatos à reitoria numa Universidade onde entidades representativa se eximem e sequer se dão ao respeito de explicar o porquê. 

Os discentes da comissão organizadora do debate fizeram isso sem praticamente estrutura nenhuma, nem mesmo a do DCE. Trabalharam com o que tinha e de forma dedicada, criando espaços de decisão coletiva, discussões e planejamento. 

Como fiquei sabendo depois, na organização foram mobilizados estudantes não só de Mossoró, mas também dos outros campi, tudo dentro do tempo que tinham e conciliando com suas atividades acadêmicas. Fizeram um bom trabalho. Eles perturbaram um sistema que insiste em nos fazer acredita que tudo está definido e que não a nada a fazer para mudá-lo. 

Com isso a Universidade ganhou, abriram-se nossos olhos para o fato de os estudantes organizados podem fazer diferente. O futuro vai mostrar isso de forma mais clara. Perdeu quem não foi ao debate, perdeu não apenas a oportunidade de ver pela primeira vez a democracia sendo exercida livremente por iniciativa dos estudantes, como também deixou de fazer parte dessa bonita história. 

Esse movimento longe de ser feito por "um punhado de bagunceiros" foi na verdade feito por estudantes responsáveis, que deixaram a posição cômodo de elogiar ou criticar sem refletir e foram para a ação construtiva, e assim deve ser. É assim que se faz movimento estudantil, algo para mais além do que organizar feijoadas. Oxalá esse seja o prenúncio do renascimento do movimento estudantil de verdade na UERN.

Por José Ronaldo (professor do Departamento de Física/FANAT)