Candidatura de Ana Dantas é a surpresa das eleições para a Reitoria da UERN


Milhares de professores, estudantes e servidores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) irão às urnas nesta quarta-feira (20) para votarem nos novos gestores da instituição. Entre os três candidatos que disputam o cargo de reitor, a novidade está no nome da professora-doutora Ana Dantas, que dirige atualmente o Campus de Natal. A sua candidata a vice-reitora é a professora-doutora Gláucia Russo, que ingressou na UERN em 1987 como técnica administrativa e desde 1994 passou a integrar o quadro docente da Faculdade de Serviço Social (FASSO). 

A campanha das duas candidatas foi lançada há pouco mais de dois meses, mas já contabiliza grande número de apoiadores em todos os campi e núcleos, o que gerou um acirramento na disputa. “Estamos bem satisfeitos com a grande aceitação do nosso projeto, ao qual chamamos ‘UERN que queremos’, com o propósito claro de unir a universidade, promover uma gestão autônoma, democrática e com base nos princípios éticos que todos nós acreditamos e temos disposição para defendê-los”, afirma Ana Dantas. 


Nos últimos 30 dias, as duas visitaram os 17 municípios onde a UERN está presente e debateram a Carta-Programa que construíram em parceria com a comunidade acadêmica. O projeto contempla propostas como a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e implantação de um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários para os servidores – técnicos administrativos e professores. Além de estabelecer políticas de fortalecimento de ensino, pesquisa e extensão. 

As eleições serão realizadas no dia 20 de março, em todas as unidades, com voto direto em cédulas de papel. O resultado da apuração será encaminhado à governadora do Estado que nomeará os novos reitores da UERN.